O Monte Roraima

Monte roraima - Trilhas e Pedal Adventure
Monte roraima – Trilhas e Pedal Adventure

De acordo com a mitologia dos povos ameríndios, Roraima é o coração do planeta. Suas águas são o sangue e seus rios, suas veias, alimentando as bacias dos rios Orinoco, Amazonas e Esequibo.

O Monte, que inspirou o britânico Conan Doyle – criador de Sherlock Holmes – a escrever “O tempo perdido”, está fincado no coração do mundo, lá na Serra da Pacaraima, e fica na fronteira com a Venezuela, Guiana Britânica e Brasil.

De origens pré históricas, o Monte Roraima ergueu-se da terra há mais de 2 bilhões de anos, no período em que América do Sul e Africa era unidos em um único continente.

Com 34km² de área de superfície e 2.800m de altitude, as fantásticas dimensões do Monte Roraima lhe atribuem ares místicos e divinos.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Para os Pemons, da Venezuela, e Macuxis, do Brasil, o Monte é sagrado. É Makunaima, o guardião do Monte, que comanda a natureza, e altera as condições locais conforme sua vontade.

Para os aventureiros que ousam percorrer os caminhos da trilha e subir até seu topo, a força divina de Makunaima se revela numa verdadeira prova de resistência, testando constantemente o poder de vontade dos viajantes.

Roraima faz parte de um conjunto de 6 montanhas únicas no mundo, que se distinguem por suas imponentes paredes verticais e seu topo em forma de mesa.

Na viagem você pode desfrutar de uma imensa savana até chegar à parede vertical de Tepuy, que tem quase 1000 metros de altura. A partir daí começa a subida por uma rampa natural de rochas soltas da muralha, até chegar ao cume, que alguns descrevem como chegar a outro planeta, onde é possível ver plantas carnívoras, animais endêmicos únicos no mundo, e enormes formações rochosas moldadas pela água e pelo vento ao longo dos séculos.

Hoje, ainda pouco conhecida por brasileiros, a trilha que leva ao topo é uma das mais bonitas e cobiçadas por aventureiros do mundo topo.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A região do Monte Roraima é administrada e protegida na Venezuela pelo Parque Nacional Canaima e no Brasil pelo Parque Nacional do Monte Roraima. O turismo, iniciado somente na décado de 80, fornece aos viajantes um contato genuíno com uma das regiões mais intocadas do planeta.

Uma jornada de superação, contemplação e aventura por uma das regiões mais antigas do planeta. Tudo isso bem pertinho do nosso Brasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *